Em abril a indústria mineira respirou. Pela primeira vez em meses, o faturamento das empresas mineiras foi positivo, fechando com crescimento de 2,7% sobre março, segundo o Index da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O indicador ainda não aponta tendência nem reverte o quadro de forte queda da produção na comparação anual, de -5,9% em abril, mas renova esperanças de que os desafios atuais possam ser superados.
Para a reviravolta, no entanto, representantes da indústria exigem mudanças estruturais no país, conforme afirma o presidente do Conselho de Políticas Econômicas da Fiemg, Lincoln Fernandes.
Este, aliás, é o tom aguardado para as falas dos empresários e dirigentes industriais que participarão, hoje, da comemoração do Dia da Indústria, evento da Fiemg que acontece à noite, no Minascentro. Na solenidade, Bruno Melo Lima, presidente da Metalsider, empresa siderúrgica de Betim, receberá o título de Industrial do Ano 2016. Outros 15 empresários serão homenageados com a Medalha do Mérito Industrial.
Segundo Fernandes, o empresariado tem lutado para sobreviver no cenário degradado. “Mas o efeito prático tem sido quase nulo. Nós estamos na dependência do embate político, que não acaba. (O problema) É o desarranjo político”, afirma o representante da Fiemg.
Como exemplo das necessárias “ações duras”, ele cita as reformas trabalhista e previdenciária, além do corte de gastos do governo. “Só assim haverá espaço para redução de juros”, observa. As concessões de infraestrutura também são citadas por Fernandes como alavanca da indústria mineira.
Mineração
O presidente da J. Mendo Consultoria, empresa especializada em mineração, José Mendo Mizael de Souza, concorda que concessões em infraestrutura são fundamentais para impulsionar a indústria mineira.
“A mineração tem muitos nichos, do ferro ao cimento, e uma grande cadeia produtiva a. É o alicerce da nossa economia”, afirma.
A mineração, aliás, foi responsável por segurar o resultado positivo da indústria mineira em abril. No mês, o faturamento do setor foi 12,7% superior ao registrado em março, segundo a Fiemg. As exportações do setor extrativo mineral também se destacaram no Estado, com alta de 10,6%, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Bebidas
Em abril, o segmento de bebidas foi outro destaque positivo. As indústrias do setor registraram elevação de 8,5% no faturamento segundo o Index da Fiemg.
De acordo com o gerente geral da Mate Couro, Lazio Divino Pinto, a companhia acompanhou o bom momento e investiu em uma grande campanha promocional na primeira semana de maio, com reflexo num crescimento de 5% na receita. “Não aumentamos o lucro, mas a ação fez com que mais pessoas conhecessem nossos produtos”, disse o executivo.
Fonte: Hoje Em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário