O Programa de Educação Ambiental e Cidadania da Vale Fertilizantes, em parceria com o Instituto Degraf e a Prefeitura Municipal de Tapira (MG), apoia o Projeto de Recuperação e Preservação de Nascentes, que acontece na Escola Municipal Vicente Pereira, em Palmeiras, Tapira (MG).
Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de proteção e preservação da nascente e alertar a comunidade local sobre a importância do tema, o projeto apresenta atividades para funcionários da escola e alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Aproximadamente 60 crianças já participaram dessa ação. Já foram plantadas no entorno da nascente 130 mudas de espécies nativas e frutíferas doadas pela Vale Fertilizantes. Como uma forma de envolver ainda mais os alunos cada participante recebeu o nome de uma muda para estudar mais sobre a espécie.
“Dentre as atividades do Programa de Educação Ambiental, o trabalho de Preservação e Conservação de Nascente que fica ao lado da escola da comunidade é fundamental para despertar nas crianças a importância dos cuidados com os recursos hídricos e o quanto nossas atitudes fazem a diferença. Outro ponto importante, é que as crianças da escola transmitem para os moradores da comunidade este aprendizado e reforçam o cuidado com o Meio Ambiente”, afirmou a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vale Fertilizantes, Márcia Abdanur.
Os envolvidos aprovaram a iniciativa. “Aprendi a cuidar melhor da natureza depois do projeto da nascente. Converso com os meus pais sobre o que aprendi a respeito do meio ambiente”, destaca Isabela Maria de Resende, de 11 anos.
São oferecidas atividades de plantio, observação e análise do crescimento das mudas, catalogação das espécies e acompanhamento das ações de manutenção da área, como capina, adubação e controle de pragas. Além disso, os jovens participam de palestras e oficinas relacionadas ao tema.
“Essa parceria com a Vale Fertilizantes incentiva o aluno a agir localmente e pensar globalmente. Aqui os estudantes aprendem a manter as áreas protegidas”, declara Alonso Lima, diretor da escola.
Em outubro, o projeto prevê visitas técnicas em 15 propriedades rurais próximas à escola, buscando conscientizar a comunidade rural sobre a importância de conservar os recursos hídricos, como fazer a preservação e recuperação de áreas que possam estar degradadas.
Fonte: Vale Fertilizantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário