Muito além da excelência na atividade da mineração, a Vale busca deixar um legado positivo para as gerações futuras. Por isso, a Fundação Vale potencializa as oportunidades de desenvolvimento dos territórios, dando suporte à construção do legado que a Vale pretende deixar para as comunidades. Esse trabalho se traduz em investimentos sociais voluntários, que se concretizam em ações e programas cuja gestão é compartilhada com parceiros, governos e representantes da sociedade civil organizada nas áreas de saúde, educação e geração de renda.
Na temática Saúde, a Fundação Vale desenvolve projetos comunitários que visam incentivar o autocuidado, melhorar a assistência nas Unidades Básicas e a cooperação técnica com municípios para discussão de melhores práticas para o fortalecimento da atenção básica. Foi a partir destas diretrizes que, em 2014, foi iniciado o projeto ‘Ciclo Saúde’, um programa que já capacitou 785 profissionais de saúde na busca pela melhoria do atendimento ofertado nas unidades de saúde de Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Pará.
Esta estratégia tem como objetivo cooperar tecnicamente com o fortalecimento da Atenção Básica, por meio de duas vertentes de atuação: formação continuada da comunidade e equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas relacionados à prevenção e promoção da saúde e fornecimento de instrumentos e mobiliários para aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica nas Unidades.
“Nosso trabalho é articular e potencializar os investimentos sociais, fortalecendo o capital humano e respeitando as identidades culturais locais”, afirma Andreia Rabetim, gerente de Parcerias Intersetoriais da Fundação Vale.
O programa é realizado pela Fundação Vale, em conjunto com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), que atua como parceiro técnico e executor, e a equipe de Mestrado em Saúde da Universidade Estácio de Sá, que atua no monitoramento e na avaliação técnica do projeto.
Fonte: Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário