sexta-feira, 8 de abril de 2016

Encontro volta a debater licenciamento ambiental para mineração gaúcha



A diretoria e os associados da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) e o Sindicato das Empresas de Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul (Sindibritas) terão nova oportunidade de reunir-se com a secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (SEMA/RS), Ana Pellini, e com a equipe de gestores da Divisão de Mineração da FEPAM. Será durante a assembleia geral ordinária das entidades, agendada para segunda-feira (11/04), a partir das 13h30min, na sala de treinamento do SICEPOT, na Praça Osvaldo Cruz, 15, no Centro de Porto Alegre.
O encontro com os representantes da área ambiental do governo gaúcho vai ocorrer às 15h30min. Além de Ana Pellini, estarão presentes, pela Fepam, a chefe do Departamento de Mineração, Andrea Garcia Oliveira; o chefe do Departamento de Controle, Renato Chagas; e o chefe do Departamento de Fiscalização, Renato Zucchetti.
O presidente da Agabritas e do Sindibritas, Pedro Antônio Reginato, ressalta a disponibilidade da secretária Ana Pellini em conversar com as entidades representativas da mineração gaúcha, algo que está ocorrendo com freqüência desde o início de 2015.
- Estamos promovendo avanços significativos na questão de levar as demandas do setor para o executivo estadual. A secretária Ana Pellini e os técnicos da Fepam tem sido muito parceiros em buscar soluções que conciliem o desenvolvimento da mineração gaúcha com a necessária preservação ambiental. A presença deles dá um brilho ainda maior à nossa assembleia geral – salienta Reginato.
A Agabritas e o Sindibritas dialogam permanentemente com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para encaminhar as demandas e gargalos do setor, envolvendo temas como o processo de licenciamento ambiental e a possibilidade da extração de areia no Lago Guaíba.
Recentemente, foi dado importante passo para a criação de um Grupo de Trabalho que discutirá questões técnicas que envolvem o processo de licenciamento ambiental. Uma reformulação tanto do método de trabalho como na equipe de técnicos da Divisão de Mineração da Fepam resultou na redução do estoque de processos pendentes de análise de 1.350 para 600.

Informações para a Imprensa:

Sobre o Sindibritas

O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – Sindibritas recebeu o Certificado de Registro Sindical do MTE em 16 de dezembro de 2010 com o objetivo de coordenar, proteger e representar a indústria de mineração do RS. Tem como missão defender os interesses da categoria patronal, estimular a competitividade e promover a livre iniciativa. Além disso, busca celebrar convenções coletivas de trabalho respeitando limites éticos e cooperando com o governo e com a sociedade em nome do desenvolvimento sustentável.

Sobre a Agabritas

A Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – Agabritas – foi fundada em 27 de maio de 1980 e ao longo dos anos tem trabalhado pela união das empresas mineradoras, no desenvolvimento de parcerias, promovendo os seus interesses e objetivos comuns. A entidade atua com foco na comunicação eficaz com os principais órgãos de competência do setor, buscando atender as necessidades dos associados. As atividades são norteadas com o foco na preocupação ambiental e no desenvolvimento econômico e social.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário