sexta-feira, 22 de abril de 2016

Lubrificantes biodegradáveis tornam operação mais sustentável no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira


A utilização de graxas e óleos biodegradáveis em substituição a lubrificantes minerais já é uma realidade no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), em São Luís (MA). As primeiras aplicações foram realizadas no início desse mês na manutenção da descarga e os ajustes para replicação na manutenção do embarque já estão em fase adiantada.
As graxas e óleos são essenciais para o funcionamento de equipamentos nas operações do porto, permitindo o deslizamento adequado de rolamentos e unidades hidráulicas que se movimentam constantemente durante o funcionamento de máquinas como empilhadeiras, recuperadores, viradores de vagões e transportadores de correia.
A medida representa importantes avanços em termos de sustentabilidade, pois reduz o potencial de impactos em caso de eventuais vazamentos, uma vez que os lubrificantes biodegradáveis levam cerca de 30 dias para se decompor no meio ambiente, enquanto os minerais não se degradam naturalmente. Outra vantagem é que a iniciativa viabiliza a geração de um tipo de resíduo não perigoso. A destinação do resíduo anteriormente gerado demandava cuidados especiais, com a necessidade contratação de empresa especializada para incineração e destinação adequada.

Fonte: Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário