Com crescimento de 42% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na última década, conforme divulgado no levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o município de Pilar de Goiás deve avançar ainda mais com a atuação da Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral (PGDM), empresa da Brio Gold. Desde sua instalação, os moradores do entorno têm sido beneficiados com a geração de empregos, renda e ações de estímulo ao bem-estar da população.
No último ano, a unidade registrou cerca de 900 empregos diretos e terceirizados, ofereceu mais de 80 cursos de qualificação aos seus empregados e capacitou dezenas de pessoas para as áreas de Beneficiamento e Mineração. Além disso, a contribuição aos municípios de Pilar de Goiás, Guarinos e Crixás somou R$ 6,8 milhões, por meio do pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM); adicionado ao repasse estadual de R$ 2 milhões ao município onde está instalada, referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os resultados foram apresentados durante a Reunião Cidadã, realizada em 26 de janeiro com 27 moradores da região.
No âmbito social, contabilizou aproximadamente 10 mil beneficiados com as ações promovidas pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental nas áreas de saúde, cidadania, cultura, educação, esporte, lazer e meio ambiente. “Um dos programas de maior destaque é o Seminário de Parcerias, que em 2015 investiu R$ 100 mil em iniciativas desenvolvidas pela própria comunidade para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores”, destaca Alexandro Neto de Oliveira, coordenador de Segurança, Saúde e Desenvolvimento Socioambiental.
Em 2016, a PGDM implantará o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) em Pilar de Goiás e Guarinos, que visa estimular os empresários, possibilitando o aperfeiçoamento da oferta de produtos e serviços para expansão dos negócios. Em parceria com a DVF Consultoria, a ação foi praticada em 2011 em outros empreendimentos do grupo e, em apenas dois anos, gerou 120% de incremento em negócios entre as mais de 100 instituições participantes. O público-alvo é formado por representantes de micro, pequenas e médias empresas de diversos setores.
Fonte: Jornal Diário do Norte
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