A Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American firmou parceria de dois anos com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) para promover o fortalecimento dos produtores rurais da região de influência direta e indireta do Sistema Minas-Rio. A Emater auxiliará na implantação de projetos produtivos, contemplando desde a gestão das propriedades até a promoção e inserção dos agricultores nas políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“Acreditamos que essa parceria trará ótimos resultados como a geração de valor sustentável, um dos principais pilares do nosso relacionamento com as comunidades. Para os produtores, é uma grande oportunidade poder contar com a assistência de uma instituição como a Emater, que contribuirá para a melhor organização da produção agrícola e o aumento do aprendizado técnico”, destaca o diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American, Arthur Liacre.
A iniciativa faz parte do Programa de Reestruturação Produtiva, desenvolvido desde 2013 com o objetivo de readequar a capacidade produtiva das famílias reassentadas. A Anglo American oferece assistência técnica e extensão rural, disponibilizando profissionais da área de agronomia, veterinária e assistência social para promover o desenvolvimento sustentável das atividades da agricultura familiar.
A empresa contribui também com a doação de sementes e adubos, além de treinamentos e capacitação técnica para os participantes. O programa beneficia, atualmente, 50 famílias de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Inimutaba e Pedro Leopoldo, que residiam na área diretamente afetada pelo empreendimento.
A safra 2015/2016 será finalizada em julho. Foram preparados 103 hectares de terra para receber culturas variadas, como pastagens, cana de açúcar, feijão, milho e mandioca, destinadas para consumo próprio e venda. A expectativa é que a produção supere a safra 2014/2015, que chegou a quase 23 toneladas de grãos de milho e feijão.
Fonte: DeFatoONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário