A proposta de venda do porto de minério de ferro de um Estado da Austrália ilustra a rapidez com que o colapso dos preços das commodities frustrou as esperanças geradas pelo boom de recursos naturais do país.
Na semana passada, o legisltativo da Austrália Ocidental aprovou a venda de uma concessão de longo prazo do porto Utah Point, na região de Pilbara, rica em minério de ferro. A venda, cuja meta é captar recursos para pagar dívidas do governo, ocorreu dias depois de a agência Moody’s Investors Service ter rebaixado a nota de crédito do Estado devido a receios de que os baixos preços das commodities estejam pressionando suas finanças.
O governo construiu o porto para apoiar o surgimento de pequenos produtores de commodities que poderiam ajudá-lo a capitalizar a então crescente demanda global por minério de ferro. No porto, parte do complexo de Hedland, o maior centro de transporte de minério a granel do mundo, foram embarcadas 19,5 milhões de toneladas no período de 12 meses encerrado em junho, seu maior nível desde que entrou em operação, em 2010.
Os preços do minério de ferro caíram quase pela metade em 2015, devido principalmente à desaceleração da China, o que provocou temores de que a utilização do porto cairia se as mineradoras reduzissem a produção.
A pequena mineradora Atlas Iron Ltd. , maior usuária do porto, divulgou recentemente um prejuízo líquido de US$ 80 milhões no semestre encerrado em dezembro. No ano passado, ela suspendeu suas atividades por vários meses para cortar custos. A Austrália é um dos três maiores produtores de minério do mundo, junto com China e Brasil.
Fonte: TWSJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário